Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, O Homem irá ver que dinheiro não se come! (Provérbio Indígena)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Como plantar e cultivar Bromélias


Nome Científico: Guzmania sp
Nome Popular: Guzmânia, gusmânia, bromélia
Família: Bromeliaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América do Sul
Ciclo de Vida: Perene
As bromélias do gênero Guzmania são epífitas e apresentam algumas características em comum como folhas largas e macias, com textura coriácea e inflorescência formada por brácteas coloridas e flores tubulares. São descritas mais de 120 espécies de Guzmania e outros tantos híbridos e variedades. Uma das espécies mais conhecida é a G. ligulata, a guzmania-cherry, de inflorescência alta e brácteas vermelhas. Estas bromélias, podem apresentar no entanto folhas, brácteas e flores de várias cores, como vermelho, rosa, vinho, roxo, amarelo, branco, verde, etc; inclusive formas variegadas e estriadas. A floração ocorre no verão.

Devem ser cultivadas à meia-sombra, em substrato próprio para epífitas, como fibras e cascas de coco, cascas de pinus, entre outros materiais, misturados a terra vegetal. Aprecia regas frequentes, sem encharcamento. Podem ser fixadas no tronco de árvores, com sisal ou barbante. Multiplica-se por separação das mudas formadas após a floração quando estas atingirem 2/3 do tamanho da planta mãe e comercialmente por sementes.

Nenhum comentário: